Um dos raciocínios mais equivocados que as pessoas fazem é realizar o exercício pensando apenas no gasto de calorias ou consumir alimentos apenas baseado em calorias, esquecendo-se que, a qualidade dos alimentos influenciam na quantidade do que vamos ingerir, como foi demonstrado no trabalho de Hall KD et. Al (2019), Este estudo comprovou que, alimentos ultraprocessados são ricos em gordura e açúcar, portanto são mais calóricos provocando menos saciedade, e são mais fáceis de consumir em grandes quantidades.

Faça o teste, coloque dois lanches famosos daquela rede de fast food do (M) amarelo, que tem 563 calorias e 100 gramas, tente comer os dois, e veja quanto tempo você demora pra comer as 1126 calorias e quanto tempo depois você irá sentir fome. 

Agora, pegue 100 gramas de batata doce que contém exatamente 87 calorias e coma 200 gramas de batata doce, ou seja, 174 calorias, e veja a sensação de saciedade, caso não seja o suficiente, experimente comer 1126 calorias de batata doce, recomendo começar no horário do jornal das 07 da manhã, caso você termine antes do jornal do meio dia e não esteja empapuçado e saciado me ligue, precisamos ter uma conversa. 

A quantidade de calorias ingeridas é o fator principal para quem almeja emagrecimento, se você tem uma taxa metabólica basal (TMB) de 2000 mil calorias dia, você consegue atingir isso facilmente com 3 lanches do Mc donalds e um copo de coca cola, porém, você já deve ter feito essa experiencia, e percebido que, comer apenas isso no dia não é o suficiente para suprir o dia todo sem sentir fome. 

O ponto secundário que é tão importante quanto o primeiro, é que você dificilmente vai encontrar alguém engordando muito comendo alimentos saudáveis, da mesma forma que dificilmente vai encontrar pessoas emagrecendo comendo alimentos ultraprocessados. 

É muito fácil extrapolar a quantidade necessária de calorias diária quando os alimentos são de má qualidade. Aqui já dá para entender que não existe alimento bom ou ruim, existem apenas estratégias que são adotadas para cada indivíduo de acordo com cada necessidade calórica diária individual, ficando ao nutricionista a tarefa de adotar a melhor estratégia que se adeque e gere adesão ao seu paciente.


REFERENCIAS:

Ultra-Processed Diets Cause Excess Calorie Intake and Weight Gain: An Inpatient Randomized Controlled Trial of Ad Libitum Food Intake.
Hall KD, et al. Cell Metab. 2019.